Quem Somos?
Somos um grupo de 12º ano da Escola Secundária da Maia e este é o nosso projeto desenvolvido para a disciplina de Química, ao qual nós chamamos WaterSwept.
Para ajudar a população a prevenir o impacto que as cheias podem causar, a ideia do projeto WaterSwept é desenvolver uma aplicação, ligada a um dispositivo criado para monitorizar o nível da água dos rios, que permite alertar com antecedência, através de uma notificação, os habitantes das redondezas.
A equipa
Carolina Bré
Francisca Carvalho
Carolina Rodrigues
o nosso objetivo
Como é habitual nas épocas mais frias do ano, as cheias e inundações perturbam a circulação nas estradas, destroem a propriedade das pessoas, etc. Assim, decidimos criar a WaterSwept: é um dispositivo arduíno com sensores de ultrassons e sensores de humidade, que monitorizam o nível da água. Quando o nível atinge um patamar crítico, é emitido um aviso na App WaterSwept, o que permite que as pessoas que habitam zonas próximas ou pessoas que fazem um trajeto que pode ser cortado devido ao transbordo de um rio se possam preparar.
Cheia do Rio Leça, um rio próximo da nossa localidade, a Maia
O nosso objetivo com este projeto é, não só, ajudar a população afetada a prevenir-se, como também, perceber o impacto das alterações climáticas nestes ecossistemas urbanos.