top of page

Quem Somos?

Somos um grupo de 12º ano da Escola Secundária da Maia e este é o nosso projeto desenvolvido para a disciplina de Química, ao qual nós chamamos WaterSwept.

Para ajudar a população a prevenir o impacto que as cheias podem causar, a ideia do projeto WaterSwept é desenvolver uma aplicação, ligada a um dispositivo criado para monitorizar o nível da água dos rios, que permite alertar com antecedência, através de uma notificação, os habitantes das redondezas.

A equipa

Carolina Bré

Fotografia, 05-12-23 - 12.39.jpg

Francisca Carvalho

Carolina Rodrigues

o nosso objetivo 

Como é habitual nas épocas mais frias do ano, as cheias e inundações perturbam a circulação nas estradas, destroem a propriedade das pessoas, etc. Assim, decidimos criar a WaterSwept: é um dispositivo arduíno com sensores de ultrassons e sensores de humidade, que monitorizam o nível da água. Quando o nível atinge um patamar crítico, é emitido um aviso na App WaterSwept, o que permite que as pessoas que habitam zonas próximas ou pessoas que fazem um trajeto que pode ser cortado devido ao transbordo de um rio se possam preparar.

noticia_00340198-580x326.png

Cheia do Rio Leça, um rio próximo da nossa localidade, a Maia

https://portocanal.sapo.pt/noticia/340198

O nosso objetivo com este projeto é, não só, ajudar a população afetada a prevenir-se, como também, perceber o impacto das alterações climáticas nestes ecossistemas urbanos.

os objetivos de desenvolvimento sustentável

Os objetivos deste projeto estão também ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ajudar a população a ter mais tempo de prevenção contra os danos causados pelas cheias.

Perceber o impacto das alterações climáticas nos ecossistemas suburbanos

Objetivo_Desenvolvimento_Sustentável_15_PT.webp
ODS13-1.jpg
bottom of page